Por trás da Liga dos Sonhos
Era uma vez um sonho…
A Liga dos Sonhos surge após alguma reflexão e dedicação de vários alunos e alunas que pertencem ao clube Ubuntu da nossa escola, com algumas questões:
– O que é que nos faz mudar?
– O que é que nos motiva?
– O que é que nos torna melhores enquanto pessoas?
A nossa resposta surgiu de um dos nossos inspiradores e líderes Ubuntu (Martin Luther King) “I have a dream…” – Todos têm um sonho e ir à procura de os realizar foi a nossa demanda! O primeiro passo foi: Vamos ajudar a concretizar o sonho da Solange! A Solange tem uma boa voz e podíamos ajudá-la a superar algumas barreiras…
Passo a passo, percebemos que todos têm sonhos e, por isso, tentamos perceber melhor a nossa comunidade e quais os sonhos que nela existem, aos quais o clube se poderia colocar ao seu serviço.
Em dezembro, com as nossas estrelas Ubuntu, ficamos a perceber que existia um sonho que se repetia muitas vezes: um interturmas e, assim, surgiu a Liga dos Sonhos.
Foram à procura de respostas, de ajuda e apoio. Foi necessário deixar o tempo livre que tinham para organizar, reunir com a direção, presidente da junta, professor de educação física, planificar e garantir o material necessário para cada um dos dias!
Sem esquecer pormenores importantes, como a equipa de primeiros socorros e os monitores de cada uma das equipas. Estes líderes adolescentes tiveram que dar o exemplo, mesmo quando as condições não estavam todas garantidas.
A equipa de arbitragem, também composta por alunos ubuntus, sentiu a responsabilidade de assumir esta tarefa e as contrariedades que acarretou nos dias seguintes nas aulas.
Para os alunos e alunas (jogadores/as) que na Liga participaram foi importante aprender o saber perder e saber ganhar, o companheirismo, o espírito de equipa, todas aprendizagens essenciais para a vida!
Nelson Mandela refere “Tudo é impossível até que seja feito!” – Para os nossos alunos ubuntu ficou a experiência de se sentirem capazes para construir algo para a comunidade, com esforço, dedicação e sentido de compromisso podemos ir sempre mais longe e tornar a Escola um lugar melhor!