
AEM assinala os 36 anos da Convenção sobre os Direitos das Crianças
No âmbito da celebração dos 36 anos da Convenção sobre os Direitos das Crianças, o mês de novembro foi marcado por diversas iniciativas no Agrupamento de Escolas de Matosinhos, envolvendo todas as turmas de todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento.
A iniciativa contou com o apoio da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Matosinhos, cuja missão assenta no princípio fundamental do superior interesse da criança. Enquanto espaço privilegiado de promoção e defesa dos direitos das crianças, a escola assume o compromisso de garantir que todos — alunos e profissionais — conhecem e valorizam estes direitos.
Estas práticas, já enraizadas no Agrupamento há vários anos, têm procurado sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da proteção, participação e promoção do bem-estar das crianças.
Ao longo do mês, todas as escolas desenvolveram atividades diversificadas — desde trabalhos de pesquisa, debates e produções artísticas até momentos de reflexão em sala de aula. Registaram-se iniciativas na EB Augusto Gomes, EB Florbela Espanca, EB Godinho e EB Matosinhos, que demonstraram o empenho e criatividade dos alunos.
Destaque ainda para o contributo de duas alunas do 9.º ano, que exerceram o seu direito à opinião sobre a importância da Convenção dos Direitos das Crianças, reforçando a necessidade de continuar a promover uma escola onde todas as crianças se sintam ouvidas, respeitadas e protegidas.




